O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) representou, na noite desta terça-feira (8), contra o adolescente de 16 anos que invadiu a Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, no norte do Estado, pela manhã. O autor do ataque foi denunciado por atos infracionais análogos aos crimes de homicídio e tentativas de homicídio. A representação também pede a internação provisória do adolescente.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
No ataque, três crianças foram esfaqueadas e uma delas, de 9 anos, morreu no hospital. Uma professora também ficou ferida. Após o fato, o autor do ataque foi apreendido pela Brigada Militar do município.
O promotor Alexandre Vinícius Murussi, da Promotoria de Justiça de Getúlio Vargas, que ingressou com a representação, ressaltou que "os atos infracionais cometidos são de extrema gravidade e exigem uma atuação urgente do Ministério Público para proteger a comunidade escolar, preservar a ordem pública e garantir o adequado andamento da investigação. A internação provisória é necessária diante da violência empregada, do risco à coletividade e da repercussão social do caso."
Relembre o caso
O fato ocorreu na manhã desta terça-feira, quando o adolescente, que não teria antecedentes criminais, entrou na escola, que fica no centro de Estação, para entregar um currículo. Ele teria pedido para ir ao banheiro, entrou em uma das salas de aula e iniciou o ataque.
A vítima fatal foi identificada como Vitor André Kungel Gambirazi, 9 anos. Aluno do 3º ano do Ensino Fundamental, ele teria sido atingido na altura das costas, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. A identidade foi confirmada pela prefeitura, por meio das redes sociais. O corpo do menino deve ser velado na quarta-feira (9), em horário ainda a ser definido, na Capela Velatória Gruber, em Getúlio Vargas.
A prefeitura também informou que um espaço de acolhimento aos alunos e familiares foi criado na Casa de Cultura do município. A instituição de ensino tem 152 alunos. As aulas estão suspensas em toda a rede municipal por tempo indeterminado. De acordo com dados do último Censo Demográfico, Estação tem 5,5 mil habitantes.
A Polícia Civil investiga o caso.
Leia mais:
- Telefone do Samu está fora de operação; saiba como pedir ajuda em Santa Maria
- Menino de 9 anos é a vítima fatal de ataque em escola no norte do Estado; outras três pessoas ficaram feridas
- Eduardo Leite se manifesta após ataque a escola: “Nada é mais urgente do que garantir que nossas crianças estejam seguras”